Sessão perguntas e respostas para grávidas

Gente, adooro pessoas organizadas, interessadas e, principalmente, práticas!!!  Essa semana recebi na minha clínica uma paciente desse jeitinho, só que… Grávida! Daí cheio de dúvidas, claro! Os esclarecimentos são fundamentais para manter a saúde e a beleza da pele durante toda a gravidez. Acontece que a gravidez é um momento maaa-ra (passei por isso 2 vezes), mas não é fácil! Muita transformação ocorre ao mesmo tempo e, muitas vezes, nos vemos absurdamente perdidas por termos tanta informação (ou não) e gente dando pitaco o tempo todo (#avisoaosnavegantes: agora vai ser assim forever hehehehe!!!). Achei que esse momento poderia ajudar tantas gravidinhas ou, quem sabe, você, que pensa em arrumar um bebezinho que resolvi tirar até foto do questionário – dá uma olhada:

Vamos então à sessão perguntas e respostas (adoooooro isso):

Meu cabelo vai cair? Qual shampoo que posso usar?

Atenção, atenção minha gente! Geralmente, durante a gestação, há estímulos hormonais que favorecem ao desenvolvimento dos fios, quer dizer: os cabelos crescem mais, ficam mais espessos (ganham volume) e novos fios surgem (não só na cabeleira, como também no abdome e mamas). Maaaas, lá pro 3º e 9º mês de puerpério esses fios em excesso caem e daí pode haver uma queda abrupta de fios, mas logo tudo normaliza novamente. Em alguns casos essa queda pode se tornar crônica e daí é preciso uma avaliação médica.

E sobre os shampoos, dê preferência aos neutros com pouca fragrância. Pode-se usar óleo de argan ou outros reparadores, mas nada de tintura, ok? E luzes, só depois dos 3 primeiros meses.

Posso usar esmaltes?

Os esmaltes e bases não penetram na lâmina da unha, então não há problema. A não ser que você seja alérgica, e aí mesmo os esmaltes hipoalergênicos podem desencadear irritação, pois você está no período de grande susceptibilidade – portanto evite. Mais importante do que os esmalte, é levar à manicure todo o seu material para evitar contaminações e infecções como micoses.

Qual o melhor creme que devo usar para o rosto? E corpo, mãos e pés??

O melhor e mais correto é o filtro solar – procure usar um de acordo com o seu tipo de pele e com proteção para raios UVB e UVA. Ele vai proteger sua pele das terríveis manchas do melasma. Geralmente indico os filtros físicos, ou seja, não há componente químico que é absorvido pela pele, a luz solar é refletida. Não está na hora de creminhos com ácidos, clareadores e rejuvenecedores. Isso porque na grande maioria das vezes eles têm compostos que podem afetar o desenvolvimento do bebê. Mas também não é pra chutar o balde e pensar que vai ficar descuidada – de jeito nenhum! Procure seu médico, há ótimas alternativas que podem ser usadas depois da 14ª semana de gestação.

Quanto aos cremes para o corpo, nada de hidratante com uréia e com cheiro. Procure aqueles enriquecidos com ceramidas e vitaminas – já dei alguns bons exemplos no post sobre as temidas estrias…

Tenho espinhas: dá para usar algum esfoliante?

Tome muito cuidado ao comprar sabonetes, tônicos, loções ou esfoliantes para o rosto. Eles podem conter ácido salicílico ou algum derivado. Geralmente, indico o Dermotivim Scrub, que é um esfoliante a base de semente de arroz e não tem ácido. Pode ser usado até 3 vezes na semana.

E quanto à maquiagem?

Sem problemas. Verifique se são de preferência não comedogênicos ou do tipo “oil-free” e se estão dento do prazo de validade. Cuidado com os BBs, CCs e alguns primers que podem conter ácidos e antioxidantes – leia o rótulo.

E perfume?

Olha isso vai depender de cada uma. Do ponto de vista médico não tem nenhum problema. Agora se você está com muito enjôo, evite. Pra quem está passando bem, um boa sugestão são os cítricos.

Meu obstetra me pediu para que eu tomasse sol, e agora? Vou manchar?

O sol é muito importante durante o período gestacional e em qualquer época da vida, pois favorece à produção de vitamina D. O ideal é você expor áreas extensas da pele (que geralmente ficam mais cobertas), como por exemplo, as costas ou o abdome, por 15 minutos 3 vezes por semana entre 10h e 16h – siiim! Você leu certo, porque é nesse período de tempo que são emitidos os raios ultravioleta B que são os responsáveis pela produção de vitamina D na pele. Já o rosto e as demais áreas expostas ficam protegidos com o filtro solar. Se você puder estar em algum local reservado e tomar sol nas mamas, você estará prepando o mamilo para a amamentação. Não se recomenda mais passar bucha no peito, viu? Só faz doer e não adianta nada.

Bom dúvidas existem e sempre existirão. Espero que deu para esclarecer algumas delas. Resolvi não colocar sugestão de produto nesse post, porque eu acho o momento da gravidez muito delicado, único e especial. Cada mulher tem uma necessidade e uma forma de pensar. Por isso procure seu médico sempre que tiver dúvida – inclua uma visita no seu dermatologista durante o seu pré-natal. O mais importante é curtir mesmo esse momento: faça caminhadas leves quando puder, alimente-se bem (se possível com orientação nutricional), durma (muuuuito hahahaha), se informe, leia bons livros, ouça música, namore o quartinho e as roupinhas do bebê, fotografe tudo!!! Enfim… esse momento é seu e do bebê!

Bjs!!!