É tempo de recomeçar…

Começo o blog com essa foto da belíssima Diane Kruger, atriz alemã detentora de uma tez invejável! Perguntada qual o segredo de uma pele tão perfeita, imaginem a resposta: “Nunca tomo sol!” Mas, pra nós, que moramos em um país ensolarado, passarmos o verão sem pegar uma praia ou uma piscina, é quase irresistível, não? Mas, daí o verão passa e outono chega… E com ele o resultado na pele principalmente de quem se expôs como se não houvesse amanhã: manchas, excesso de oleosidade, espinhas, enfim, um desastre! Caaaalma, nada de desespero! É possível sim voltar à estética da cor de escritório (ou seja, lisinha, sem manchinhas) e sem muito desbotamento. Não que o caminho seja simples ou fácil, pelo contrário… Mas, com um bom cuidado diário associado aos tratamentos dermatológicos é possível sim renovar a pele e deixá-la linda!

Aproveite que o outono chegou e comece o projeto #pelerenovada #pelelinda! Primeira coisa procure sua “dermatoamiga” e peça socorro hehehehe! Na verdade, é preciso avaliar como está sua rotina (ou não) de cuidados com a pele depois do período off duty.

Pele manchada: no caso de quem está com a pele muito manchada talvez seja o momento ideal de iniciar alguns despigmentantes potentes e modernos (que não irritem demasiadamente) como, por exemplo, fórmulas que contenham: ácido kójico, arbutin, ácido glicólico, ácido fítico e phloretin. A tendência atual são fórmulas que agregam despigmentantes de ações diferentes e o uso cada vez menor da conhecida hidroquinona devido o seu efeito tóxico sobre à pele.

Pele envelhecida e rugas (credo!!!): gente, mais uma vez: o sol tem inúmeros efeitos benéficos sobre nossa saúde. Mas ele é o principal fator, provado através de inúmeros estudos científicos, que provoca envelhecimento da pele, quer dizer, a deixa sem viço e com marcas. E pra quem passou dos 30, isso começa a ficar mais notável. Nessas situações, acho fundamental estimular uma renovação das células da pele que vão ficando preguiçosas com o passar do tempo.
Definitivamente o ácido retinóico continua imbatível nesse quesito e atualmente, tenho associado potentes antioxidantes como a vitamina C, o ácido ferúlico, coffeberry e chá verde que potencializam ainda mais seu o efeito rejuvenescedor.

Espinhas e excesso de oleosidade: em tempos de verão, geralmente a pele fica realmente mais oleosa o que estimula a produção de espinhas, a que chamamos de Acne Estival. Nesse caso, geralmente a acne se manifesta através do aparecimento de cravinhos e excesso de brilho na pele. Geralmente indico produtos a base de adapaleno e cosméticos que controlem o brilho ao longo dia.

Agora, realmente, tem alguns casos em que a pele precisa de um tratamento de “choque” digamos assim. Nessas situações, procedimentos dermatológicos high-tech como os lasers fracionados de CO2 e luz pulsada tratam as manchas e melhoram (e muito) o aspecto geral da pele. Claro, a opção de realizar esse tipo de tratamento vai depender da avaliação de um médico dermatologista. Somente esse profissional está realmente capacitado em realizá-lo, porque lembro vocês que se não for bem feito pode trazer consequências sérias à pele, como cicatrizes e manchas. O laser de CO2 fracionado tem excelente indicação para peles fotoenvelhecidas. Já a Luz Pulsada tem excelentes resultados em peles jovens com sardas.

Por isso, inspire-se na Diane Kruger e procure (rápido) seu dermatologista para que se possa criar boas estratégias de tratamento que resultem numa pele bonita, cuidada, tratada!

Bjs a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.