Mega Post sobre Botox®

botox2

Hoje vou falar sobre o tratamento estético mais realizado nos consultórios dermatológicos: a aplicação de toxina botulínica, cujo primeiro fabricante, a Allergan, tornou seu nome comercial mais conhecido no mundo: o Botox®. Atualmente, existem outras marcas no mercado: Dysport®, Prosigne®, Xeomin®, Botulift®, dentre outras.

Recentemente foi publicado na revista científica Dermatologic Surgery um trabalho que mostrou que a aplicação de toxina botulínica entre as sobrancelhas melhora sintomas da depressão naqueles que têm a doença. Não foi muito bem elucidado como a toxina botulínica age para esse fim, mas o fato é que foi demonstrado o que os dermatologistas e pacientes do mundo todo já sabiam: ficar sem as ruguinhas, é tuuuudo de bom, melhora qualquer astral, não é mesmo?

Mas, você sabe como a toxina age? Quais são suas reais indicações? E a aplicação: pode ser feita em qualquer idade? Em qualquer parte do rosto? E, será que vou ficar paralisada? Sem expressão?? Vou tentar responder essas e outras questões envolvendo esse tratamento consagrado, mas que muita gente, por falta de informações corretas, deixa de fazer.

Como a toxina botulínica age:

Apesar da presença inúmeros cremes anti-rugas, peelings, lasers, a toxina botulínica é imbatível no seu propósito de atuação: amenizar claramente as rugas. Pois seu mecanismo de ação é diferente de qualquer outro tratamento, ele atua diretamente no músculo. Pois bem, o que acontece é que quando fazemos o movimento de levantar a testa, frisar as sobrancelhas ou até mesmo sorrir, a pele acompanha esse movimento muscular de vai e vem. Com o passar do tempo, a partir dos 30 principalmente, a pele pode “ir e não voltar” com o movimento muscular, daí surge marcas, rugas, sulcos no rosto, como os famosos “pés de galinha” quando a pessoa sorri por exemplo. A toxina botulínica, quando injetada exatamente no local daquele músculo que fica redor dos olhos, ela impede que esse músculo faça esse movimento de contração da pele e portanto as rugas não aparecem mais. Portanto, a toxina melhora as chamadas rugas dinâmicas, aquelas provocadas por vícios de expressão.

botox 4
Musculatura do Rosto e Pontos de Aplicação

Em que regiões do rosto a toxina pode ser aplicada? E como é aplicada? É doloroso?

As regiões do rosto mais beneficiadas pela técnica são os locais onde há maior movimentação muscular, como: entre as sobrancelhas, testa, ao redor dos olhos. Mas ruguinhas que se formam ao redor da boca (como em fumantes) e no pescoço também podem melhorar. A toxina é aplicada através de injeções com microagulhas próprias para atingir apenas o músculo que se quer tratar. Em média, demora cerca de 30 minutos e é muito bem tolerada pela maioria dos pacientes.

A toxina botulínica pode prevenir rugas?

Sim, claro que pode! Se você nota que sua pele fica muito enrugada quando faz muita careta, a toxina quando aplicada relaxa essa musculatura e a pele fica protegida do aparecimento dessas marquinhas. Obviamente para um tratamento anti-rugas não só é importante manter essa pele em repouso como também é fundamental protegê-la de fatores que a envelheçam como o sol ( →use filtro solar), não fumar (→formação de radicais livres), usar fórmulas que contenham substâncias que estimulam o colágeno e a renovação celular (→cremes a base de ácido retinóico por exemplo).

Todo mundo pode aplicar Botox?

Não. Esse é um procedimento médico e como todo procedimento deverá ser feita primeira uma avaliação para saber se há alguma contra indicação ao tratamento. Por exemplo não podem fazer uso da toxina botulínica: gestantes, mamães em amamentação, portadores de doençs auto-imunes, determinados tipos de doenças neurológicas ou em uso de medicamentos como os aminoglicosídeos.

Qual o risco que eu corro ao fazer a aplicação?

O sucesso do tratamento depende da técnica empregada de quem aplica, então procure sempre um profissional habilitado (Dermatologista da SBD ou Cirurgião Plástico da SBCP). Entre os maiores riscos da toxina botulínica está no exagero das doses e aplicações em regiões de risco, que podem resultar em assimetria facial (um lado ficar diferente do outro), queda da pálpebra, alteração do sorriso, dificuldade na fala e deglutição, quando por exemplo a técnica é mal feita em regiões do pescoço e boca.

A toxina botulínica melhora a flacidez?

Não. Nesse caso, as opções de tratamento são laser, aparelhos de ultrassom multifocado, técnicas de volumerização com preenchedores específicos de ácido hialurônico e cirurgias plásticas.

Quanto tempo dura a ação da toxina botulínica? E a reaplicação é feita de quanto em quanto tempo?

O efeito da toxina botulínica é temporário, em média de 4 a 6 meses. Isso depende do local aplicado, da musculatura facial de cada um e da dosagem empregada. Geralmente, recomenda-se que a aplicação seja feita 2 vezes ao ano para manter o efeito.

Você sabia que…

A medicina utiliza a toxina botulínica para tratamento também de:

  • Sudorese excessiva: nas axilas, mãos e couro cabeludo;
  • Enxaqueca
  • Estrabismo
  • Incontinência urinária
  • Paralisia Facial

E depois de você se informar aqui, acredito que você já ficou toda animada em se livrar das ruguinhas, mas se ainda tem dúvida procure seu dermatologista de confiança e converse com ele a respeito. A aplicação da toxina é rápida e simples e seus efeitos incríveis, mas se aplicado corretamente e de uma forma segura.

Bora ser feliz e com menos rugas?

Bjs!!

 

acheter viagra paris 25 mg