Quem não deseja ter uma pele corada, lisinha sem nenhum furinho aparente, tipo pele de pêssego? Mas de repente, quando se olha no espelho, vê tudo ao contrário: brilhante, cheia de furinhos, tipo um moranguinho! É isso aí: o espelho não mente #triste. Essa é uma das grandes queixas de quem tem uma pele oleosa ou até mista: como tratar dos poros dilatados?
A grande verdade é que não há uma cura definitiva para esse problema, podemos assim dizer (pausa para a indignação… “Credo! Como assim?”)… Os poros se dilatam e, portanto se tornam visíveis quando há uma excessiva produção de óleo por causa genética (sempre ela!) ou hormonal.
O óleo em si não é o grande vilão da história já que a pele do rosto, principalmente, sofre diariamente com agressões do meio externo, como por exemplo: sol, vento, frio, maquiagem, cosméticos e por aí vai… É fundamental para a saúde da pele manter uma hidratação adequada para a sua própria proteção. As mais de 300.000 glândulas sebáceas existentes na pele se concentram basicamente na face, couro cabeludo e tronco e é por isso que o aspecto de poro dilatado se concentra exatamente a onde a gente não queria #snif.
O desafio é manter um bom equilíbrio entre a atividade das glândulas sebáceas e as necessidades reais da sua pele. Os poros aumentam devido à pressão do excesso de fluxo de óleo e então tornam-se visíveis. Uma vez que eles aumentam, não voltam a diminuir (“encosta sua cabecinha no meu ombro e chora…”). Outro fator que contribui para o problema é a idade: a medida que o tempo passa, mais a pele se torna flácida e tudo fica mais óbvio (pausa para indignação 2… “ninguém merece”).
Mas, calma, não se desespere! Tem como melhorar sim o aspecto da pele. Anota aí as dicas desta dermato que vos fala:
♥Manter a pele limpa. O excesso de óleo fica acumulado nos poros, e favorece inclusive a formação de cravinhos. Por isso, procure manter a pele limpa, não se esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir, use sabonetes com ph neutro ou loções de limpeza oil-free e no máximo lave 2 vezes ao dia. Nada de ficar lavando o rosto o tempo todo, senão causará o efeito rebote – se a pele ressecou, ela vai compensar produzindo mais óleo e tudo vai por água a baixo. Bons exemplos de sabonetes líquidos: Actine e o Acne Wash Oil-Free.
♥Use (de maneira consciente) esfoliantes. O que eu escrevi continua valendo, nada de exagerar na limpeza da pele para evitar o efeito rebote. Mas os esfoliantes são uma arma interessante que ajuda até remover pequenos cravinhos e controla a oleosidade. Pode ser usado (atenção!) 2 vezes na semana! De preferência com água fria ou no máximo morninha. O Dermotivim Scrub, que não contém ácido, e o Theracne gel esfoliante, que contém o triclosan na formulação, são excelentes e não irritam a pele.
♥Hidratantes para pele oleosa. Não é porque sua pele brilha que significa que ela não precisa de hidratação! Produtos que mantenham a pele hidratada na medida evita que haja excesso na produção de óleo. Tanto o Normadem total Mat quanto o Effaclar Mat ajudam no controle do brilho e hidratação da pele oleosa. Também costumo indicá-los como primer de maquiagem.
♥Procedimentos a laser ou luz intensa pulsada. Uma das causas para os poros ficarem dilatados é a perda da elasticidade da pele. Tratamentos com luz intensa pulsada e laser fracionados não ablativos aquecem o colágeno da derme o que provoca uma contração da pele como um todo, o que ajuda e muita na melhora da porosidade aparente.
Pra tudo tem jeito, procure seu dermatologista para lhe ajudar!
Bjs!