pele_oleosa

Moramos no Brasil, país tropical, ou seja, na maior parte do ano o sol brilha e faz calor. E a nossa pele costuma brilhar junto também, principalmente na metade do dia quando ainda temos milhares de afazeres para resolver, reunião com chefe, encontro com clientes, levar e buscar as crianças na escola, enfrentamos trânsito, pegamos ônibus, vamos malhar, etc,etc… Daí a gente resolve dar uma passadinha de papel (lenço, guardanapo, papel toalha, enfim, o que for – porque a situação já está crítica!!) e ele sai encharcado e quando nos olhamos no espelho então… Tá lá: o brilho e óleo juntos – que horror!!

Essa é queixa muito frequente que eu atendo diariamente por mulheres e homens na clínica. Mas, com alguns cuidados diários é possível controlar esse brilho e manter a pele com aspecto matificado ao longo do dia. É óbvio, que se sua pele for extremamente oleosa e/ou associada a acne, muitas vezes é necessária a avaliação de um médico Dermatologista, só este especialista é capaz de avaliar sua pele com segurança – entre no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (só clicar no link) , que lá existe um cadastro nacional de todos os dermatos, ok?

Bom, vamos lá:

1. Lavar o rosto diariamente – sim, claro! é óbvio! Não é bem assim não. O sabonete serve para a higienização da pele – e só, ponto. A partir do momento que você enxagua o rosto, o efeito do sabonete acaba aí; ou seja, você estará com a pele limpa, mas não quer dizer que haverá uma diminuição na produção de óleo. Pelo contrário, se ressecar demais, haverá um efeito contrário: a oleosidade vai vir com tudo para compensar o ressecamento provocado.

2. Filtro Solar do tipo “oil-control”: quem é meu paciente já sabe – filtro solar é que nem escovar os dentes: passar todos os dias (isso é = sábado, domingo e feriado tb!), mais de uma vez por dia, o resto da vida, combinado? Atualmente, existem vários filtros solares que têm a capacidade de manter a pele com o brilho sob controle ao longo dia.

3. Hidratante Matificante: esse aqui é o pulo do gato! Gente, pele mista e oleosa precisa de um hidratante adequado para ajudar no controle da oleosidade, evitar o ressecamento excessivo e deixar a pele com aspecto matificado, ou seja, sem brilho, mas conferindo maciez e viço. Dica de uso para as mulheres: é uma ótima opção como primer de makeup, a base aplicada ficará muito mais homogênea e uniforme e, claro, a pele hidratada e matificada vai evitar que a maquiagem derreta ao longo dia. Dica de uso para os homens: no pós-barba, muito melhor do que as loções, pois nestas fórmulas não há álcool e muito menos óleo (sim – loções pós barba geralmente têm óleo!). Geralmente, eu recomendo o uso à noite, após a barba ou após o banho.

Vocês querem saber quais os produtinhos que eu indico, aguardem os próximos posts sobre o tema!

 

Bjs!

Leave a Reply