bebe_de_fraldas

Gente, eu amooo bebês! Afinal de contas eu tenho 2! E posso me gabar, eles nuuunca ficaram assados. Você deve estar pensando: “mas é claro! Ela é Dermatologista! Sabe e usa os melhores produtos – supermaster tudo, não é mesmo?” Olha, o segredo é mais simples que vocês imaginam. Primeiro de tudo a saber é que a pele de um bebê, principalmente, de um recém-nascido é extremamente fina, ainda em formação – mesmo depois do nascimento – e, por isso, absorve com muita facilidade componentes químicos irritantes presentes na urina e fezes.

Então, aqui é que está o primeiro erro: “vamos dar banho no bebê (3, 4, 5 vezes ao dia) para limpar direito essa cocozeira com xixi” – atenção mamães e papais! Toda vez que se lava demais a pele do bebê você retira o mínimo de proteção natural existente na barreira cutânea, modifica o ph, favorece a proliferação bacteriana, o ressecamento da pele e com isso a penetração de substâncias irritantes levando ao quadro de dermatite das fraldas = assadura. O segundo erro comuníssimo é o uso de lenços umedecidos para a higienização da pele toda vez que se troca as fraldas. Estes ingênuos e cheirosinhos lencinhos contêm diversas substâncias químicas extremamente irritantes e alérgenas, portanto recomendo o seu uso em situações emergenciais, tipo: passeio no shopping, na casa da avó/tia/padrinho/primo/etc, durante viagens, na visita ao médico…

Então, o que fazer? A limpeza da pele às trocas de fraldas deve ser feita com algodão levemente umedecido ( não é encharcado, tá?) com água filtrada (e fervida, no caso dos recém-nascidos)  e óleo (de preferência mineral) – só! Mesmo que o cocô seja gigante e vai até as costas hehehe – eu sei que isso acontece! Por isso compre um pote de plástico ou de vidro (melhor ainda) e já deixe tudo montado. Depois, com uma toalhinha/fraldinha/babinha, enfim, limpe e seque totalmente a região. Por fim, aplique o creme protetor recomendado. Mas, se o bumbum do seu neném já assou… Primeiro: banho de sol por até 10 minutos na região diariamente: os raios solares têm ação anti-inflamatória, elimina a umidade local e ajuda na cicatrização da pele. Segundo, limpe como recomendado e troque as fraldas sempre que o bebê fizer xixi ou cocô, não o deixe úmido. Terceiro, leve seu filho ao Pediatra ou Dermatologista para excluir infecção bacteriana ou fúngica associada. Então meus amores, amar é cuidar. A vida pede caminhos simples e fáceis, porque então complicar, né?

Bjs!

 

Leave a Reply