Essa é uma dúvida muito frequente que recebo em meu consultório: “Doutora, se minha pele é negra, preciso usar filtro solar? Mas, qual usar, pois quando eu passo minha pele fica branca e deixa um aspecto horrível!” Olha só, recomenda-se o uso de filtro para qualquer (atenção! QUALQUER) tipo de pele – seja ela branca, negra, asiática, mista, seca, oleosa, pele madura, pele jovem, enfim, sem desculpas. A única exceção são bebês menores de 6 meses de idade.

É fundamental que pessoas da pele negra usem o filtro, pois esse tipo de pele tem uma maior predisposição ao aparecimento de manchas escuras no rosto do que a pele clara. Digo, manchas que aparecem na pele por picadas de inseto, depois de cutucar espinhas, por pêlo encravado, por machucado, enfim, e o sol sobre essa área machucada vai favorecer cada vez mais o escurecimento local.  Daí a importância do filtro solar. E não adianta chorar depois, porque o escurecimento se dá pela grande quantidade de melanina derramada para a derme que acaba se acumulando e só o tempo para resolver esse problema na maioria das vezes.

Ok, mas você não quer ficar com cara toda esbranquiçada de filtro, não é mesmo? Principalmente os homens, porque senão, não usa o filtro solar de jeito maneira! Para esses casos eu geralmente recomendo o Minesol Antioxidante Sérum FPS 30 da Roc. Ele é tipo um soro, um líquido transparente, não é cremoso e, portanto, não deixa o rosto branco. É oil-free, portanto bom também para  peles mistas a oleosas. E o melhor de tudo é que o produto segue a tendência atual dos cuidados diários com a pele: a presença de antioxidantes na formulação, que agem contra o surgimento de radicais livres que atuam no envelhecimento da pele – tudo de bom!

minesol-antioxidant-serum-fps-30

Bjs!

Leave a Reply