foto DA

Atenção mamães e papais, leve seu filho ao dermatologista se ele começar a apresentar feridas no corpo e que coçam muito. Pode ser ele que seja portador de uma doença crônica chamada de Dermatite Atópica (DA) ou Eczema Atópico. A DA é muito comum, principalmente nessa época do ano: outono-inverno. A causa exata ainda é desconhecida, mas sabe-se que não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária. Pode atingir crianças já no primeiro ano de vida e, a partir daí, o quadro pode se tornar crônico, com períodos de piora e melhora até a adolescência.

O diagnóstico é feito apenas através do exame médico, não há exame laboratorial que detecte ou confirme o diagnóstico de Dermatite Atópica; portanto, mesmo que você entenda o que eu escrevo aqui e leia no “(Dr) Google” tudo sobre DA, somente o médico saberá diagnosticar e tratar corretamente as lesões de pele, ok? As lesões de pele são pequenas feridas avermelhadas e com crostas que coçam muito, principalmente nas dobras do pescoço, do cotovelo e atrás dos joelhos, face e pálpebras. Na grande maioria das vezes essas feridas surgem em crianças de peles secas e durante uma mudança brusca de temperatura, mas existem também outros fatores desencadeantes: poeira, detergentes e produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecidos sintéticos, baixa umidade, transpiração, infecções e estresse emocional.

E como tratar? Na grande maioria dos casos, a DA pode ser controlada através de medidas de identificação e controle dos fatores desencadeantes. Também através de medicação adequada. Mas a chave para manter a doença sob controle é o cuidado diário da pele e isso é uma tarefa árdua, pois todos aqueles que cuidam da criança (digo, pai, mãe, babá, avó/avô, funcionários da escola, etc, etc) deverão participar e cuidar da pele da criança todo santo dia, sem folga. Medidas simples como banhos rápidos, mornos, com sabonetes neutros (branco ou de glicerina), não fazerem uso de bucha ou esponja durante o banho e passar o hidratante recomendado já faz muuuita diferença e é fundamental para melhora e controle do quadro. E, na dúvida, leve seu filho ao dermatologista, ok?

Bjs!

Leave a Reply