Quase todos os bebezinhos adoram tomar banho. O contato com a água relaxa e “lembra” a vida intra-uterina. Mas para muitos papais e mamães pode ser um momento tenso, com medo da criança escorregar pelas mãos, chorar, etc…Vale a pena lembrar que o banho pode ser dado desde o nascimento. Para muitos pode parecer óbvio, mas muita gente ainda acredita na crença popular de que é necessário esperar o coto umbilical cair para se dar o banho. E, olhe, para que tudo dê certo, é preciso tomar 2 atitudes essenciais para transmitir segurança ao baby: organização e rotina! OS bebês se sentem seguros quando eles sabem o que vai ser feito com eles, por exemplo sempre converse com seu filhote antes de dar banho e procure fazê-lo no mesmo horário. E não dá para começar a dar o banho se você não deixou a roupinha, a toalha, banheira preparada, enfim, por isso vamos ao check list do banho:

termometro-banheira-bebe
1. uma banheirinha, de preferência com ralo ou mangueirinha para soltar a água com mais facilidade;
2. trocador;
3. 2 toalhas de banho macia – você já vai saber porquê;
4. toalha-fralda;
5. sabonete neutro ou de glicerina – nada daqueles perfumadinhos, sabe?
6. fralda;
7. roupas limpas;
8. pomada antiassaduras;
9. creme hidratante próprio para recém-nascidos;
10. escova macia para pentear os cabelos.

 

Agora vamos ao que interessa: o banho!

banhonobebe1• Verifique se a banheira está limpa;
• A água na banheira deve estar morna ou com aproximadamente 37º C , você pode testar a temperatura da água com um termômetro próprio ou mergulhando seu cotovelo na água. A água não precisa ser fervida e muito menos mineral;
• Deixe próximo tudo que você precisar. Mesmo com um dia de vida, NUNCA deixe seu bebê sozinho no trocador!
• Tire a roupinha do bebê no trocador. Faça a higiene necessária e jamais coloque seu filho cheio de cocô direto na água do banho. Enrole-o com a toalha e coloque dentro da banheira – sim com a toalha! Isso vai simular que ele está em contato com a placenta (muito doido isso, eu sei!). O bebê não chora e não se assusta com a água. Porque o peso da toalha sobre o corpo do bebê o faz sentir seguro e evita que ele manifeste o reflexo de Moro (aquele reflexo do susto involuntário que os bebês apresentam assim que nascem).
• Lave o rostinho primeiro, sem jogar água, apenas com a mão umedecida passe ao redor dos olhos, contorno do nariz e boca;
• Depois lave o restante do corpinho e deixe por último a cabecinha para não esfriá-lo;
• Três a quatro minutos são suficientes;
• Descubra-o da toalha da banheira, retire o bebê e enrole-o na outra toalha sequinha;
• Enxugue-o rapidamente – não se esqueça das dobrinhas! Passe um hidratante próprio;
• Vista-o e pronto! Bebê limpinho e fofo!

Esse momento é muito especial e prazeroso, curta cada momento com seu filhotinho. Vale a pena também colocar uma música suave durante o banho, eles amam!

Bjs!

Leave a Reply