pes e maosGente, micose nas unhas dos pés ou das mãos é um problema que, na grande maioria das vezes, é empurrado com a barriga. Isso porque não dói, não arde, dá pra disfarçar com calçado fechado ou com um esmalte escuro básico, não é mesmo? Mas engana-se quem acha que micose de unha ou onicomicose (termo clínico da doença) não passa de um probleminha só de embelezamento. Essa unha feinha pode favorecer a contaminação da pele e tecidos por bactérias e daí ter uma doença infecciosa grave, como Erisipela (Ui!! Isola!!!). Por isso nada de “deixa a vida me levar” passando esmalte vermelho: procure um dermatologista para poder examinar as unhas, ok? Porque também nem toda unha amarelada quer dizer que está contaminada por fungos, ou seja, tem micose de unha.
Depois de identificado qual bichinho está fazendo a festa na unha, chegou na hora de tratar. Bom até 2012 precisamente, isso poderia ser feito através de duas formas principais: com medicações locais (como soluções e esmaltes) ou remédios orais. A escolha dependia da gravidade do quadro e das condições do paciente em se submeter a um tratamento local (com duração mínima de 6 meses) ou via oral (de duração mínima de 3 meses) com medicamentos que precisam ser muito bem indicados para se evitar efeitos colaterais no fígado. Até que no principal congresso de dermatologia do mundo, o Annual Meeting of American Academy of Dermatology em San Diego, foram apresentados resultados das primeiras pesquisas da utilização do laser para tratamento da micose de unha. E esse ano, mais uma vez no mesmo congresso agora realizado em Miami, os resultados continuam a ser muito animadores e a prática já vem sendo adotada por muitos colegas dermatologistas aqui no Brasil também.

SPECTRA
Os principais estudos foram realizados com o laser Nd Yag 1064. O laser aquece a unhapor cerca de 10 minutos a uma temperatura de mais ou menos 42 °C causando a destruição do fungo maledeto – você sente a unha quente, mas nada insuportável, não é necessário anestesiar. São necessárias de 4 a 6 sessões, mas os resultados são realmente fantásticos na minha experiência.
Olha, para tudo tem solução e alternativas. Portanto se você está com aquela unha do dedão do pé horrorosa, amarelada, espatifando à toa, corra para um dermatologista agora e comece a tratar antes do verão chegar. Imagina você poder desfilar por aí com uma bela sandália e unhas perfeitas, não é muito melhor?
Bjs!