Roacutan: o que você precisa saber

O Roacutan®, um dos nomes comerciais do princípio ativo Isotretinoína, pode ser considerado um divisor de águas no tratamento da acne. Isso porque, quando bem indicado e há acompanhamento médico do caso, pode se atingir 80% de “cura” da acne. Esse índice de sucesso, geralmente, não é alcançado por outros tratamentos sejam eles locais ou orais nos casos de acne grave.

E porque a acne deve ser tratada e não considerada um momento “da idade da pessoa”?
Desde uma acne leve a grave, pode haver uma grande repercussão na auto estima, principalmente na dos adolescentes sendo que muitos recebem o carinhoso apelido de Chokito (aff!!!)… Sem levar em consideração que 25% (!) das pessoas que têm espinhas na adolescência podem continuar a ter na vida adulta. E, por fim, em alguns casos, as espinhas marcam pra sempre a pele com cicatrizes e manchas.

Como o Roacutan® (Isotretinoína) age no organismo?
A diferença entre o Roacutan® e os demais tratamentos é porque ele age na causa do problema. A Isotretinoína é um derivado da vitamina A chamado de retinóide. Essa droga funciona basicamente impedindo a produção de óleo pelas glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de óleo na pele) e literalmente diminui o tamanho dessas glândulas para o tamanho das dos bebês. Isso previne contra o fechamento do folículo pilosebáceo pelo sebo (óleo) excessivo, contra a mistura de óleo com células mortas da pele e contra a ruptura do folículo. E isso tudo em conjunto cria um ambiente favorável para a proliferação bacteriana (Propionibacterium acnes) causando inflamação da pele com formação de cravos, espinhas e cistos.

Qual a dosagem que devo tomar?
A dose é individual e calculada de acordo com o seu peso e gravidade do caso. Portanto se você tem 100kg, a dose e o tempo de uso vai ser bem diferente daquele que seu amigo que pesa 60Kg por exemplo.

Tenho que fazer exames?
Siiiim: antes, durante e depois para um melhor acompanhamento da função fígado e níveis de colesterol e triglicérides que podem modificar ao longo do tratamento. E no caso das meninas também é feito o teste da gravidez – pois se engravidar durante o tratamento há grandes chances de malformação fetal.

Quais são os efeitos colaterais que posso ter?
Os efeitos mais comuns, mas temporários (quer dizer somente enquanto estiver tratando) incluem: pele e lábios secos, sangramento nasal moderado (porque a mucosa do nariz resseca muito),dores de cabeça, dores musculares, coceira, vermelhidão, pele frágil e descascando, aumento da sensibilidade ao sol. Agora há efeitos colaterais mais sérios, mas bem menos comuns: dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, visão borrada, alterações de humor, dor de estômago, diarréia, diminuição da visão noturna, constipação intestinal, depósito de cálcio nos tendões, icterícia e elevação importante do colesterol e triglicérides.
E é por isso que é fundamental jamais tomar esse remédio sem acompanhamento médico, ok?

Roacutan® causa depressão?
Esse é um dos pontos de maior controvérsia no tratamento. Os trabalhos científicos publicados divergem quanto ao tema, não há nada que prove definitivamente uma relação causal entre o uso do remédio e depressão. Mas, se você está em tratamento de depressão e ansiedade converse com seu médico antes de começar a tomar a Isotretinoína.

As mulheres tem que fazer uso de método anticoncepcional?
A isotretinoína pode causar malformação fetal grave quando tomada durante a gravidez. Por isso as mulheres não podem estar grávidas quando iniciarem o tratamento e não devem engravidar até 3 meses após. É fundamental que esteja usando um método contraceptivo mesmo antes de iniciar o tratamento.

Minha pele vai ficar perfeita?
A pergunta que não quer calar, hein? Olha o remédio não tira cicatrizes e manchas pré-existentes. Ele trata das espinhas e diminui a secreção de óleo. O remédio é ótimo, mas não faz mágicas, então quanto antes ser avaliado por um dermatologista e começar a tratar das espinhas antes que apareçam as cicatrizes melhor.

Quais os cuidados básicos a serem tomados durante o tratamento?
1. Use filtro solar de preferência hidratante com FPS 30 diariamente;
2. Não se exponha ao sol;
3. Passe protetor labial diariamente (já dei algumas sugestões aqui);
4. Se você usa lente de contato converse com seu oftalmo para lhe prescrever um bom lubrificante ocular;
5. Não beba bebidas alcóolicas durante o tratamento;
6. Não tome qualquer medicamento sem que seu médico saiba;
7. O remédio deve ser tomado sempre após as refeições;
8. Faça os exames solicitados e sempre procure seu médico se tiver qualquer dúvida.

Por fim…

Acho muito importante desmistificar o medo em relação a esse tratamento, porque é uma medicação estudada, comprovada cientificamente e prescrita mundialmente desde 1982. Quando bem indicado, não há nada melhor para acne – é igual Botox para as rugas, resolve meeesmo. Muitas vezes a espinha é tratada como “frescura” e “coisa de adolescente que vai passar”, mas vejo em meu consultório o tanto que eles ficam felizes e “pra cima” quando ao final do tratamento vê aquele rosto lisinho sem nenhuma espinha. E, claro, que no final valeu a pena ter esse cuidado consigo mesmo. Quem ama, cuida!

Procure seu dermatologista, ok?

Bjs!