amamentação

Gente, quem já passou pela experiência de amamentar um bebê sabe que, apesar de ser uma experiência única, não é fácil e nem simples, não é mesmo? Principalmente quando acontece do bico do peito rachar – dói pra caramba!! Os bebezinhos nascem com o reflexo da sucção, mas isso não quer dizer que eles sabem mamar. E é você, mamãe, que terá que ensiná-lo como “pegar” o peito corretamente, porque esses filhotinhos literalmente vêm com tudo e sugam pra valer. A chamada “pega” do peito tem a ver com a posição que você coloca o seu bebê para mamar e se não estiver correta, minha amiga, é quase certo o bico ficar vermelho e rachar… Daí muitas mamães desistem de amamentar. Mas, olha só, tudo tem solução – aí vão algumas dicas para ajudar:

1. Sempre depois das mamadas, passe o próprio leite no mamilo (não lave com água e sabão!), pois é um excelente cicatrizante;
2. Exponha os seios ao sol de 10 a 15 minutos (isso é interessante fazer durante a gestação também, pois serve de preparo do bico para a amamentação);
3. Aqui vai 2 produtinhos excelentes que vão te ajudar muito tanto na prevenção quanto se caso a fissura acontecer:

lansinoh-hpa-lanolinLansinoh – este produto é o mais vendido nos EUA e já está a venda aqui no Brasil também. É composto de lanolina pura e atua principalmente na prevenção das fissuras mamárias, inclusive você pode começar a aplicar nos mamilos a partir do 7º mês de gestação. Outra dica importante é que como ele é natural, não precisa ser removido entre uma mamada e outra.

garmastanGarmastan – esta pomada a base de um óleo extraído da árvore guaiacum tem prorpiedades cicatrizantes, portanto ele quando utilizado na presença das fissuras acelera o processo de recuperação da pele e alivia a dor (*aproveito para fazer um depoimento: gente, eu passei por isso 10 dias depois do parto e essa pomada é simplesmente incrível, cicatriza mesmo, de verdade!!!). Sendo também natural não precisa ser removido antes de cada amamentação. Este produto não vende aqui no Brasil e, por ser de origem alemã, é encontrado mais facilmente na Europa.

Agora, se você estiver além de  fissuras nos mamilos, com as mamas quentes, inchadas e muito doloridas e  febre, atençã: pode ser mastite. E mastite é uma infecção séria – imediatemante procure o seu médico!

Bjs!

Leave a Reply