mulher_agua_termal

Tem coisa mais fina que carregar na bolsa uma garrafinha de água pura e enriquecida com minerais para borrifar no rosto sempre que der vontade? Ninguém discorda desse glamour todo, mas, afinal, pra que serve?
Os primeiros relatos do uso dessas águas vem do século 1 AC quando eram usadas em banhos termais pelos romanos. Diz a história que, de tão impressionados com o seu poder de acalmar e regenerar a pele, eles dedicaram a fonte à Vênus.
A água termal é considerada um tipo particular de água subterrânea, enriquecida pelos minerais contidos nas rochas e que emergem à superfície sob forma de fontes com temperaturas que podem variar de 35oC a 54oC. Os principais elementos encontrados são o magnésio, cálcio, ferro e zinco. É uma água pura porque ela é livre de bactérias e outros microorganismos.
São três as principais características dessa água especial: tem um efeito calmante, porque equilibra o ph cutâneo, reduz o processo inflamatório e suaviza peles sensíveis. É fortificante, ou seja, estimula a renovação celular, preserva a qualidade da pele tornando-a mais bonita. E também tem como característica estimular as defesas antioxidantes naturais da pele, principalmente após a exposição solar.
Assim como os vinhos que mudam de sabor dependo do terreno de cultivo da uva, assim também é a água termal, que tem sua composição variada dependo do local onde foi extraída:

agua termal
1. Água Termal La Roche-Posay: rica em selênio, esse mineral tem propriedades anti-oxidantes e antiinflamatório;
2. Água Termal Vichy: rica em bicarbonato o que ajuda a deixar a pele mais macia;
3. Água Termal Àvene: apresenta uma composição muito balanceada de minerais o que confere uma excelente hidratação à pele (ideal para quem vive em climas secos ou, por exemplo, trabalha em ambientes com ar-condionado).
Sempre indico o seu uso ano todo. No inverno, mantém a hidratação da pele por causa do clima muito seco. No verão, nada melhor do que ter uma garrafinha na praia (ou qualquer outro lugar) para refrescar. Pode-se usar no dia a dia antes do filtro solar, da maquiagem, ou após a limpeza facial… Vale a dica de colocá-la na geladeira e depois fazer uma compressa com algodão para suavizar olheiras. Ah! Só pra lembrar: quando se borrifa a água sobre a pele, espere ela ser absorvida naturalmente. É muuuito bom – adoro!

Bjs!

 

Leave a Reply