Micose

Micose

Micoses são doenças de pele causadas por microorganismos chamados fungos. Muitas espécies são habitantes de nossa própria flora e estão em equilíbrio com as bactérias mantendo a barreira natural da pele. Mas, em determinadas condições, como calor e umidade, os fungos podem proliferar e causar doenças na pele, unhas e cabelos.

Na pele, as micoses manifestam-se como manchas acastanhadas, avermelhadas ou esbranquiçadas e descamativas principalmente no tronco e membros.

As chamadas “frieiras” é uma condição patológica onde há proliferação tanto de fungos quanto bactérias na região de dobras do corpo, como virilhas, axilas, abaixo das mamas e entre os dedos dos pés. Nessa situação a coceira está presente de forma intensa na maioria das vezes.

As micoses das unhas, chamadas de onicomicoses, acometem principalmente indivíduos acima dos 50 anos. Provocam espessamento, descolamento e deformidade ungueal. Sapatos apertados, unhas mal cortadas, ambientes úmidos são fatores predisponetes para o seu surgimento.

Os tratamentos muitas vezes vão depender da espécie. Por isso, é fundamental a realização de um exame local para se complementar o diagnóstico. A partir daí, determina-se se o tratamento será local ou tópico, via oral ou até mesmo a laser como nas onicomicoses.