A dermatite atópica é uma patologia crônica não-contagiosa de pele que afeta principalmente lactentes e crianças pré-escolares. Em cerca de 25 a 30% dos casos está relacionado com rinite alérgica e asma.
É caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas, ásperas que coçam na face e região cervical do 4º mês de vida ao primeiro ano de vida. E, nos anos seguintes, localizam-se principalmente nas dobras das pernas e braços.
É fundamental o acompanhamento do médico dermatologista, pois esta doença tem carácter recidivante, ou seja, oscila entre períodos de melhora e piora.
Para o seu controle é fundamental a orientação de bons emolientes que ajudem a refazer a barreira de proteção da pele geneticamente alterada. Além disso, banhos mornos, rápidos, com sabonete neutros auxiliam no controle. Situações de alteração de temperatura ambiente, piora do quadro respiratório, sudorese intensa e uso de produtos que contenham muito perfume ou conservantes químicos são fatores de piora.
Apesar de não afetar o estado geral da criança, a Dermatite Atópica pode afetar e muito a qualidade de vida da criança e sua família. Procure um Dermatologista para orientações e tratamentos corretos.