Cuidados com os cabelos

A higiene dos cabelos é fundamental para que eles permaneçam macios, saudáveis e com brilho. O uso frequente de tinturas, alisamentos e relaxamentos favorecem a perda do brilho, fragilidade e, por fim, quebra dos fios. Usar produtos adequados que promovam brilho e maciez nem sempre é uma tarefa fácil.
Os xampus são os responsáveis por limpar os fios. Eles removem o suor, a oleosidade, as células mortas e resíduos de outros produtos do cabelo. O principal ingrediente é o detergente ou agente tenso ativo responsável pela limpeza do couro cabeludo. Ativos complementares também podem ser adicionados como suavizantes, hidratantes, controladores de queda e da oleosidade. Geralmente, para fios muito oleosos recomenda-se a lavagem diária e para aqueles mais secos, recomenda-se que se faça a lavagem cerca de duas vezes por semana.
Os condicionadores são produtos usados após a lavagem com os xampus e têm como principal função neutralizar a eletricidade dos fios diminuindo o frizz. Por isso favorece o pentear e a maciez. O principal ativo são os detergentes catiônicos, derivados de proteínas e silicones.
E anote essas dicas abaixo para manter os cabelos sempre saudáveis:
– Tenha uma alimentação equilibrada;
– Lave os cabelos com água morna ou fria;
– Use produtos adquados para o seu tipo de cabelo;
– Trate a dermatite seborreica, conhecida popularmente como “caspa” ;
– Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos.
Na dúvida, consulte seu dermatologista.